Para o seu criador, Prabhat Rainjan Sarkar, são os professores que devem personificar as qualidades mais nobres da humanidade
As áreas que esta educação abrange são bastante diversificadas, mas o contato com a natureza, o estímulo à expressão artística, bem como a prática da Yoga, meditação e vegetarianismo fazem parte de seus pilares estruturantes.
As crianças são vistas, levadas em consideração e respeitadas em uma psicologia que integra múltiplas dimensões, desenvolvendo sua personalidade como um todo. Proporcionando atividades físicas, emocionais, mentais e espirituais no dia a dia e estimulando o processo de transformação desse indivíduo para um adulto mais saudável, solidário, ativo e consciente do seu papel na sociedade.
O professor deve possuir qualidades como força de caráter, retidão, espírito de serviço social, uma personalidade inspiradora, e habilidades de liderança
A pedagogia Neo-Humanista dedica-se principalmente à primeira infância.
O foco da educação Neo Humanista na primeira infância é garantir que o indivíduo tenha em si ferramentas para construir uma vida mais harmônica ao longo dos anos.
Na sociedade brasileira, as famílias de periferia ficam muito vulneráveis a qualquer fator externo e econômico. É extremamente importante que as crianças dessas comunidades tenham amparo e um ambiente estruturado, onde elas encontrem os recursos para se se fortalecer fisicamente e emocionalmente.
Em muitos casos, é só na escola que essas crianças encontram tranquilidade e segurança para o seu desenvolvimento.
Aula de música, dança, capoeira, oga, dramatização livre e dirigida, literatura, informática, artes plásticas, passeios externos (museu, planetário, parques e etc.), shantala para crianças até 1 ano e meditação para crianças acima de 1 ano.