Fundador da Amurt:
Prabhat Ranjan Sarkar

Nasceu na Índia em 1921. Mestre de Yoga e Meditação, escreveu diversos livros sobre auto conhecimento e engajamento social. Alguns desses livros foram traduzidos nas principais línguas em todo o mundo e sua visão sobre a sociedade tem inspirado pessoas há quase 100 anos.

Com objetivo de ajudar a sociedade a interagir de uma forma mais pacífica e coletiva, fundou a AMURT na década de 60 e AMURTEL na década de 70. Para Sarkar, a prosperidade individual só se concretiza por meio de uma participação ativa e colaborativa de todos.

Por intermédio da equipe da AMURT e AMURTEL, P.R.Sarkar desenvolveu inúmeros projetos sociais e ambientais em áreas de necessidade por todo o mundo.

Como educador, desenvolveu o método Neo-humanista, uma perspectiva holística para o aprendizado, onde valores sociais, culturais e intelectuais são passados em projetos transdisciplinares. As aulas são colaborativas e intimistas.

Na primeira infância, o principal papel da educação Neo-Humanista é desenvolver o autoconhecimento de cada aluno sem ignorar suas características e afinidades pessoais.

O desenvolvimento intelectual nos primeiros anos de vida é intenso e complexo. Experiências vividas na infância são levadas pro resto da vida.

Uma criança emocionalmente madura tem mais chances de tornar-se um adulto saudável e produtivo ao longo da vida.